Correio Popular Notícia




SOLIDARIEDADE
Projeto incentiva servidores a doarem sangue

Data da notícia: 2017-03-17 11:10:48
Foto: Assessoria/Divulgação
O projeto é de autoria do vereador Edilson Vieira (PMDB)

(Da Redação) O Projeto de Lei n°3583/2017 que dispõe sobre a criação de incentivo a doação regular de sangue para servidores do município de Ji-Paraná foi aprovado na 4ª Sessão Ordinária, que aconteceu na última terça-feira (14), na Câmara Municipal. O projeto é de autoria do vereador Edilson Vieira (PMDB).

?Este projeto tem como finalidade instituir o incentivo para a doação voluntária de sangue de forma a aumentar o número de doadores no município de Ji-Paraná e assim colaborar para superar a carência deste insumo fundamental aos serviços de saúde em todo o Brasil?, assegurou o vereador, ressaltando que ?doar sangue é um ato de amor à vida?.

De acordo com o projeto, será concedido um período de quatro dias de folga ao servidor público de Ji-Paraná, a título de incentivo a doação de sangue, que efetuarem doação periódica à instituição mantida pelo Poder Público.

Serão obedecidos os seguintes termos: o servidor do sexo masculino que efetuar quatro doações de sangue no período de um ano e do sexo feminino que efetuar três doações em um ano?.

Ainda conforme o projeto, ?o período de quatro dias deverá ser fracionado em pelo menos dois períodos e os dias de folga adquiridos não serão acumulativos, tendo o servidor o prazo de um ano a contar da data de sua aquisição para gozar da folga?.

Para a concessão do incentivo, o servidor deverá efetuar um requerimento para o chefe imediato com a certidão do banco de sangue comprovando as doações dentro do prazo de um ano, descriminação das datas em que pretende gozar os dias de folga e cópia da carteira de doador.

Edilson Vieria comentou que o projeto é de grande relevância para o município, pois muitas vezes o banco de sangue opera com o mínimo de sua capacidade.

?O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. A atitude e doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo", afirmou o vereador.

Para doar sangue, o servidor precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos), pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado, apresentar documento oficial de identidade com foto, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade; não estar utilizando medicamentos, não estar com resfriado ou gripe, não estar grávida ou amamentando, não ter tido doença de Chagas, sífilis, malária ou ser soropositivo de HIV e não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses.

?Doar sangue é um ato de solidariedade. Uma doação pode salvar até quatro vidas?, garantiu Edilson Vieira.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 198 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.